Banho e Cozinha
Acabamentos
Documentos Técnicos
Catálogos
home
Empresa
Identidade

Fundada em 1904, a CIFIAL acumula mais de um século de conhecimento e experiência industrial.
Um investimento permanente em engenharia de produto e de processos, aliado à utilização do design como ferramenta estratégica confirmam o reconhecimento galardoado com vários prémios internacionais.
A permanente preocupação em antecipar as tendências do mercado reflete a base do potencial exportador para países com elevados níveis de exigência.
Tudo o que somos vem de uma constante motivação em inovar, desde a conceção e produção do produto, tecnologias incorporadas, design atrativo e funcional à sustentabilidade de todos os processos envolvidos até ao produto final.

Legado

1904
Em 1904 nasceu o Centro Industrial de Ferragens, Lda, CIF, propriedade do Sr. Alberto Costa Reis, de apelido "O Biscatão".
Na época a fábrica produzia fechos, fechaduras, dobradiças, cofres e um número de artefactos metálicos utilizando ferramentas rudimentares.

40s
O período que antecedeu a 2ª Guerra Mundial originou graves dificuldades financeiras à empresa. Em processo de falência o CIF viria a ficar nas mãos do "Banco Borges & Irmão".
Em 1944 José Marques adquire a empresa ao Banco, nascendo a CIFIAL. Os seus alicerces foram os de um filho de um carpinteiro, cujas origens humildes não lhe permitiram frequentar a escola primária. Mas o seu pai transmitiu-lhe a cultura do trabalho, da disciplina e da honradez, que fez dele, entre 1920-1922, trabalhador do Biscatão, exercendo a profissão de "torneiro de peito".

60s
Com uma grande inteligência e uma perspicácia invulgar, José Marques foi evoluindo a fábrica, modernizando-a. Criou condições para o desenvolvimento preparando o caminho para o futuro: a internacionalização.
Uma nova etapa de modernização estava em marcha.
Deu-se o primeiro passo de automatização da empresa.
Em junho de 1961 é publicado um fascículo da “História da Indústria em Portugal”, focado na história da CIFIAL, descrevendo os seus primeiros 50 anos de existência.

No decorrer do texto encontra-se a explicação de como CIF se transforma em CIFIAL:
"As fechaduras que mais brado deram no nosso país foram as americanas de fabrico «Yall». Trata-se duma fechadura de técnica avançada e que por tal facto se reproduziu em muitos pontos da Europa e nomeadamente em Portugal onde com outros aperfeiçoamentos se fabricam em grandes quantidades. O Centro Industrial de Ferragens, Lda., de Rio Meão, fazendo uso das próprias iniciais da firma, CIF, a que juntou o nome das fechaduras «Yall», criou a marca CIFIAL porque são conhecidas as suas fechaduras e que tanta reputação lhe haviam de angariar."
Leia já o texto na íntegra clicando na imagem abaixo:

70s
No seguimento da guerra do Ultramar enfrentaram-se grandes dificuldades. O investimento em equipamento recentemente coincide com o clima de instabilidade política e económica, gerado pela perda das ex-colónias, diminuição acentuada no mercado doméstico e a instabilidade social.
Era obrigatório dar o impulso para mercados mais exigentes.
Os contactos com clientes dos EUA confirmaram as expectativas de então. De forma menos tímida, com mais confiança, a CIFIAL avança para um novo mercado.

80s
Com o desenvolvimento de fechaduras com características inovadoras, assente no elevado nível de qualidade dos produtos CIFIAL, estabeleceu-se uma forte relação com os novos clientes americanos.
Uma conceituada empresa americana solicitou a produção de uma linha de torneiras para a sua marca "Broadway Collection".
A empresa ganhou confiança, e lançou outros produtos, iniciando definitivamente a conquista do mercado americano, e surge a marca CIFIAL nas torneiras.

90s
A internalização é consolidada com a abertura das filiais no Reino Unido, EUA e Espanha.
A empresa honra a sua forte tradição de fabricante de ferragens e dá início à produção de fechaduras modernas, traduzida em sistemas de controlo de acessos, surgindo a marca Cifitrónica.
Impulsionada pelo crescimento no mercado americano, surge na CIFIAL uma nova área de negócio - Original Equipment Manufacturer. Este impulso é suportado na instalação completa de uma nova fundição, reforçada com novos robôs de lixar e polir.
É também nesta década que o Grupo assume uma participação na Aquatis e adquire as marcas OLIVA e da LUSEPI, com o objetivo de se tornar líder no setor de soluções integradas para casa de banho.
Antes do final da década, é criada a CIFIAL S.G.P.S., S.A. organizando o Grupo em unidades juridicamente autónomas por área de negócio.

00s
Esta década levou a cabo uma extensa reestruturação do negócio, acompanhada por uma mudança na imagem corporativa, identificando cada área de atividade - Complete Bath Solutions e Integrated Door Systems.
Dá-se a inauguração da CIFIAL, SA, que resulta da integração da unidade de torneiras de marca CIFIAL com as marcas Oliva e Lusepi.
É adquirida a totalidade do capital da Aquatis e mais tarde nomeada CIFIAL - Indústria Cerâmica, SA.
O Design dos seus produtos é reconhecido internacionalmente, e a marca é galardoada diversas vezes. Para além de vários prémios de Design de Produto, a empresa foi vencedora do DME Award pela utilização do Design como ferramenta estratégica de gestão.

2012
No final da primeira década do novo milénio a economia mundial é assolada por uma profunda crise, que surge nos Estados Unidos, e é considerada a pior crise económica desde a Grande Depressão. Desde a década de 80 do século anterior que de uma forma crescente a CIFIAL assenta parte importante do seu negócio no mercado Americano. A crise que assolou este mercado teve impacto imediato e profundo na empresa.
Com o objetivo de manter a CIFIAL em funcionamento, em 2012 é efetuado um processo de reestruturação financeira e o FR - Fundo Capital de Risco, SA, reconhecendo o valor dos produtos e da Marca, adquire uma posição de 90% do capital da CIFIAL S.G.P.S., S.A..

2014
A CIFIAL celebra 110 anos de existência.
O Museu CIFIAL é renovado. O espaço expõe, por ordem cronológica, alguns dos principais momentos da história centenária da empresa. O espaço conta com alguns objetos e máquinas preservados ao longo dos anos, assim como os vários produtos CIFIAL premiados.

2019
Após mais de uma década de grande resiliência, a empresa CIFIAL é adquirida, na totalidade, por uma multinacional, a KINLONG Hardware Products. O Grupo conta, no início do ano de 2022, com cerca de 13.000 colaboradores, compreende uma área industrial com cerca de 600.000 m2 e opera em mais de 100 países.

2020
Impulsionada por uma nova liderança, a CIFIAL renova o seu showroom e reestrutura as suas equipas por forma a preparar a marca para os grandes desafios que se aproximam.
A pandemia mundial não é travão suficiente para a CIFIAL, e no ano 2021 são lançadas novas linhas de torneiras e louças sanitárias. Ainda no ano de 2021 as louças sanitárias das conhecidas linhas CIFIAL, A1 e Block, são atualizadas para formato rimless.
Em simultâneo, a CIFIAL assume preocupação com o ambiente, desenvolvendo melhorias ao nível do consumo hídrico em ambos os negócios.
A imagem corporativa acompanha o novo rumo da marca e surge mais simples, dando destaque ao traço dos artistas, dos artesões, à história, mas mais importante, à experiência.
A legacy in the art of know-how, since 1904.

Empresa

Visão
Tornar a casa de banho um espaço gerador de boas
sensações e inspirador para o início de cada dia.



Missão
Oferecer soluções de banho com a melhor proposta
de valor nos diversos segmentos de mercado.



Valores
Sustentabilidade;
Honestidade;
Integridade;
Respeito.

 
©2024  Cifial
cifial@cifial.pt
 
Top